Jovens casais impulsionam mercado de automação

AutomaçãoJovemJovens casais impulsionam mercado de automação

Pesquisa divulgada pela Parks Associates, empresa especializada em estudar o setor de tecnologia em vários países, revela que os consumidores na faixa de 25 a 34 anos é que estão puxando as vendas de sistemas de automação residencial. Segundo o levantamento, feito apenas entre famílias americanas, 10% das residências com rede de banda larga cujo proprietário está naquela faixa etária já adotam pelo menos um recurso de automação; a média em todo o país é de 7%.

"Os casais jovens, especialmente aqueles que já têm filhos, utilizam muitos aparelhos eletrônicos", explica Tom Kerber, que coordenou a pesquisa. "São justamente eles que mais adotam a automação, inclusive com planos de adquirir sistemas completos nos próximos anos".

Segundo Kerber, essa é a faixa etária que os fabricantes devem focar para a venda de soluções que permitam controle de vários aparelhos na casa.

O estudo da Parks tinha o objetivo de aferir o interesse dos usuários pela chamada internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Nesse conceito, os aparelhos eletrônicos estão sempre se comunicando e compartilhando informações. Vários especialistas da indústria apontam IoT como uma das tendências mais fortes ao longo dessa década. Nas entrevistas, os pesquisadores acabaram descobrindo que, mesmo antes disso, está aumentando o interesse dos consumidores pela automação.
Um dos fatores mais importantes nessa mudança de atitude é a entrada das grandes operadoras de telecom no segmento. AT&T, Comcast e Verizon, as três maiores dos EUA, começaram em 2011 a oferecer serviços como monitoramento remoto da residência e acesso aos recursos de automação via celular e tablet. "Alguns fabricantes estão oferecendo soluções específicas, como termostatos inteligentes", diz Kerber. "Mas a pesquisa mostra claramente que a preferência do público é pelos sistemas que integram recursos múltiplos."

Fonte: Parks Associates e Revista Home Theater

Facebook



Siga-nos