Conheça altura e distância ideais para instalar TVs em casa

 
Presente em quase todas as residências do País, a televisão é um dos eletrodomésticos mais populares. Muitas pessoas, inclusive, possuem mais de uma, para dispor em diferentes cômodos. Mas com os diferentes formatos e tamanhos disponíveis no mercado, é importante saber qual a melhor forma de instalar o aparelho, aliando conforto a uma decoração agradável.

“No caso de um modelo de 42 polegadas, o ideal é posicionar os assentos a cerca de 4 metros. Já se for um televisor de 32 polegadas, as pessoas podem ficar entre 3 m e 2,7 m”, diz Patrícia Guerra, arquiteta da Faleiro Guerra Arquitetura e Interiores.

Conheça altura e distância ideais para instalar TVs em casa

Caso a distância seja inferior à ideal, o conforto visual será prejudicado, afirma a designer de interiores Carla Gil Heller. “Quase ninguém faz isso, mas o correto não é simplesmente comprar a maior televisão possível, mas sim escolher o tamanho da tela de acordo com o espeço do cômodo no qual ela vai ficar”, recomenda.

Já para saber a altura ideal em que o aparelho deve ficar, uma boa dica é deixá-lo alinhado com os olhos de um adulto sentado no sofá ou poltrona, para que a pessoa não tenha que levantar demais a cabeça ou ficar em uma posição muito desconfortável para assistir. “Isso dá geralmente 1,2 m de distância entre o eixo do aparelho e o chão. Já em um quarto, como as pessoas costumam assistir deitadas na cama, o campo de visão fica um pouco mais alto, em torno de 1,4 m”, afirma Carla.

Lugares menos comuns
Também é possível instalar o televisor em cômodos menos comuns, como a cozinha ou até mesmo o banheiro. Para isso, algumas adaptações são necessárias. No caso da cozinha, é importante deixar o aparelho afastado de outros eletrodomésticos que produzam calor ou vapor, como o fogão. Também é bom contar com um bom sistema de exaustão, para evitar que a gordura se acumule no lugar. Outro desafio é encontrar um bom ponto para que todos possam ter uma boa visão da televisão sentados à mesa.

publicidade

O principal desafio do televisor no banheiro é em relação à umidade, que pode comprometer a qualidade do eletrodoméstico. Uma boa saída é posicioná-lo distante do chuveiro ou da banheira, e contar com um bom sistema de ventilação. “Para proteger melhor o aparelho, o proprietário pode colocá-lo dentro de um painel e vedá-lo com algum vidro. Mas as TVs de hoje contam com um revestimento muito bom, que as protege contra a umidade mesmo sem esse cuidado extra”, explica Carla.

“Mais do que colocar em um bom lugar para os moradores, é possível transformar o televisor em um item decorativo para o ambiente, tirando proveito de cada situação que se apresenta”, completa Patrícia.

 

Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/

Facebook



Siga-nos